É possível encontrar comida “brasileira” na Irlanda?

by Cris Lima

Uma das dúvidas mais frequentes que a gente recebe sobre morar na Irlanda é referente a alimentação.

Muita gente tem curiosidade em saber se as coisas aqui são muito diferentes do Brasil. 

Bom, pra responder essa dúvida, preciso dividir em dois tópicos: comer fora (restaurantes e afins) e compras no supermercado. 

A comida que você encontra nos restaurantes por aqui, em geral, é bem diferente do que a gente tem no Brasil. Pra começar, aqui, eles não tem o hábito de comer arroz, feijão e bife ? então, já podemos notar uma grande diferença. 

No entanto, para nossa alegria, hoje em dia, existem várias opções de restaurantes brasileiros por aqui, então, da pra matar aquela saudade de ir em um restaurante e comer uma comidinha brasileira. O único porém, é que, esses restaurantes ficam localizados somente no centro de Dublin, então, se como nós, você morar longe do centro, terá que ir até lá, pois, em regiões afastadas você não encontrará opções de restaurante brasileiro. 

Sendo assim, se isso for uma questão para você, já pode ficar tranquilo, que é possível sim encontrar restaurantes com comida típica brasileira aqui ?

Aí você me pergunta : e comprando no mercado? É possível manter uma alimentação semelhante a que a gente tem no Brasil? 

E a resposta é sim! Você encontra praticamente tudo nos mercados convencionais daqui (Tesco, Lidl, Aldi, Supervalu). Além disso, você ainda tem a opção de ir em mercados asiáticos, pois lá, eles vendem muitos produtos semelhantes aos nossos, especialmente certos tipos específicos de legumes, como por exemplo, chuchu e quiabo.

Mas em último caso, você ainda tem várias opções de mercadinhos brasileiros, onde encontrará com facilidade tapioca, palmito, doce de leite, chocolates e doces brasileiros (tipo ouro branco e paçoca), além de marcas de arroz, feijão e café do Brasil. 

Brazil Market- localizado no centro de Dublin

Essas coisas básicas, como arroz, feijão e café, eu não acredito ser necessário comprar em mercados brasileiros, pois, acaba sendo mais caro e você encontra com facilidade nos mercados convencionais. Mas, se você não se adaptar às marcas daqui, tem a opção de comprar  nos mercadinhos brasileiros. 

Além de tudo que já foi dito, vale ressaltar que, se você quer seguir uma alimentação mais saudável aqui, com certeza não terá dificuldades, pois se encontra muitas opções nos mercados convencionais mesmo, algo que facilita a nossa vida!

E pra mim (Cris), que sou vegetariana, existem muitas opções disponíveis nos mercados, ou seja, alimentação não será um problema aqui na Irlanda, independente das suas peculiaridades, é tudo muito fácil de adaptar! 

Supermercado Tesco, um dos mais frequentados aqui na Irlanda

Sobre os custos : nós gastamos em média de 400 a 500 euros por mês com supermercado (incluindo as bebidas alcoólicas), mas é possível gastar menos que isso, desde que você priorize os produtos da própria marca do mercado, que por sinal,  são de ótima qualidade. Acontece, que a gente gosta de ficar experimentando coisas diferentes ? e isso acaba encarecendo um pouco. 

Vale lembrar, que esse valor é para duas pessoas! 

Bom, por hoje é isso, espero ter ajudado a tirar um pouco das dúvidas sobre esse tema. 

Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo! 

Um beijo e até o próximo post!

Cris 

You may also like

Leave a Comment