Quando pensamos em mudar de paÃs uma das primeiras coisas que vem a cabeça é : onde vamos morar?
Pois é, moradia é uma das coisas mais complicadas aqui em Dublin. Não tô aqui pra desanimar ninguém, mas, precisamos ser realistas, nos últimos tempos, isso tem sido um problema para a maioria das pessoas.
A verdade é que aumentou muito o número de imigrantes aqui na Irlanda, e com isso, a procura por acomodação cresceu muito, consequentemente elevando os preços dos aluguéis.
A primeira coisa que você tem que ter em mente é que, no final, a gente não escolhe nada, temos mesmo é que torcer pra ser escolhido. Como tem muitas pessoas procurando moradia, os proprietários acabam tendo muitas pessoas interessadas naquele mesmo imóvel, e obviamente, eles vão escolher o candidato que eles julgam ter o melhor perfil.
Pra vocês terem uma ideia, a gente já foi visitar casa em que tinha mais de 20 pessoas interessadas olhando ao mesmo tempo.
Mas não é preciso se desesperar, no final, tudo acaba dando certo, só é preciso ter paciência e usar as melhores estratégias.
Vou dividir com vocês o que a gente acredita ter nos ajudado a conseguir nosso apartamento.
Primeira dica é procurar no site https://www.daft.ie/ireland/residential-property-for-rent
Lá você pode colocar filtros e configurar a sua procura por valores, número de quartos, região, etc.
Segunda dica : tente procurar por casa / apartamento mais afastado do centro, amplie as possibilidades, pois acredite, todo mundo quer morar no centro, então, a concorrência por lá sempre será maior.Â

Terceira dica: ative a notificação do site, pois assim, quando aparecer um imóvel que se enquadre naquilo que você está procurando você saberá imediatamente, podendo agendar uma visita com mais agilidade, e as vezes, tudo que a gente precisa é chegar primeiro!
Quarta dica : quando você for mandar email solicitando a visita, já tenha preparado um dossiê com a sua documentação para enviar em anexo. Fale um pouco sobre você, com o que trabalha, o que está fazendo na Irlanda, etc.
Envie sua documentação pessoal (e do seu parceiro) comprovante de renda e carta de recomendação do seu contrato de locação anterior (se possuir, é claro).
Além de tudo isso, no momento da visita,seja simpático! Pode parecer besteira, mas isso conta muito, principalmente se a visita for com o proprietário do imóvel. à óbvio que você deverá atender aos requisitos mÃnimos que eles pedem na descrição do imóvel, mas se mostrar uma pessoa agradável para o proprietário, poderá ser um fator decisivo na escolha dele!
Um detalhe que muita gente não se atenta é : não adianta sair aplicando para imóveis em que o valor do aluguel seja quase o valor do seu salário. Algumas imobiliárias tem uma regra que o valor do aluguel não pode exceder de 30% a 40% da renda familiar. Então, tenha isso em mente.
Atualmente, a gente mora em Dun Laoghaire, que é uma região um pouco afastada do centro de Dublin, mas que tem acesso super fácil através de ônibus ou trem (Dart).Â

Além disso, temos supermercados, farmácia, academia, tudo a 5 minutos caminhando daqui.
Tá aà uma outra dica para vocês: quando estiverem procurando moradia, principalmente quando for longe do centro, observe se tem transporte público por perto, supermercados e afins, pois no dia a dia, isso faz bastante diferença.
A gente recomenda muito Dun Laoghaire, pois é uma região super familiar e tranquila. Atualmente, a gente mora em um apartamento de 2 quartos e pagamos â¬2,126.25 de aluguel por mês.
Sim, aluguel aqui é muito caro! Mas o que muita gente faz pra diminuir esses custos é dividir apartamento com outras pessoas. Isso é muito comum por aqui, inclusive, no primeiro ano fizemos isso.
Então, não se desespere, por mais que seja tudo novidade e diferente, que pareça tudo difÃcil, sempre dá certo no final! Basta ter paciência e usar as estratégias certas pra conseguir o seu cantinho!Â
Vou deixar aqui o vÃdeo que eu fiz para o canal do YouTube mostrando nosso apartamento e a região que a gente mora!Â
Se tiver mais alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo!
Um beijo e até o próximo post!
Cris.