Dicas para encontrar moradia em Dublin

by Cris Lima

Quando pensamos em mudar de país uma das primeiras coisas que vem a cabeça é : onde vamos morar? 

Pois é, moradia é uma das coisas mais complicadas aqui em Dublin. Não tô aqui pra desanimar ninguém, mas, precisamos ser realistas, nos últimos tempos, isso tem sido um problema para a maioria das pessoas. 

A verdade é que aumentou muito o número de imigrantes aqui na Irlanda, e com isso, a procura por acomodação cresceu muito, consequentemente elevando os preços dos aluguéis.

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que, no final, a gente não escolhe nada, temos mesmo é que torcer pra ser escolhido. Como tem muitas pessoas procurando moradia, os proprietários acabam tendo muitas pessoas interessadas naquele mesmo imóvel, e obviamente, eles vão escolher o candidato que eles julgam ter o melhor perfil. 

Pra vocês terem uma ideia, a gente já foi visitar casa em que tinha mais de 20 pessoas interessadas olhando ao mesmo tempo. 

Mas não é preciso se desesperar, no final, tudo acaba dando certo, só é preciso ter paciência e usar as melhores estratégias. 

Vou dividir com vocês o que a gente acredita ter nos ajudado a conseguir nosso apartamento. 

Primeira dica é procurar no site https://www.daft.ie/ireland/residential-property-for-rent

Lá você pode colocar filtros e configurar a sua procura por valores, número de quartos, região, etc. 

Segunda dica : tente procurar por casa / apartamento mais afastado do centro, amplie as possibilidades, pois acredite, todo mundo quer morar no centro, então, a concorrência por lá sempre será maior. 

Nossa vizinhança em Dun Laoghaire

Terceira dica: ative a notificação do site, pois assim, quando aparecer um imóvel que se enquadre naquilo que você está procurando você saberá imediatamente, podendo agendar uma visita com mais agilidade, e as vezes, tudo que a gente precisa é chegar primeiro!

Quarta dica : quando você for mandar email solicitando a visita, já tenha preparado um dossiê com a sua documentação para enviar em anexo. Fale um pouco sobre você, com o que trabalha, o que está fazendo na Irlanda, etc. 

Envie sua documentação pessoal (e do seu parceiro) comprovante de renda e carta de recomendação do seu contrato de locação anterior (se possuir, é claro).  

Além de tudo isso, no momento da visita,seja simpático! Pode parecer besteira, mas isso conta muito, principalmente  se a visita for com o proprietário do imóvel. É óbvio que você deverá atender aos requisitos mínimos que eles pedem na descrição do imóvel, mas se mostrar uma pessoa agradável para o proprietário, poderá ser um fator decisivo na escolha dele! 

Um detalhe que muita gente não se atenta é : não adianta sair aplicando para imóveis em que o valor do aluguel seja quase o valor do seu salário. Algumas imobiliárias tem uma regra que o valor do aluguel não pode exceder de  30%  a 40% da renda familiar. Então, tenha isso em mente. 

Atualmente, a gente mora em Dun Laoghaire, que é uma região um pouco afastada do centro de Dublin, mas que tem acesso super fácil através de ônibus ou trem (Dart). 

Centro de Dun Laoghaire

Além disso, temos supermercados, farmácia, academia, tudo a 5 minutos caminhando daqui. 

Tá aí uma outra dica para vocês: quando estiverem procurando moradia, principalmente quando for longe do centro, observe se tem transporte público por perto, supermercados e afins, pois no dia a dia, isso faz bastante diferença. 

A gente recomenda muito Dun Laoghaire, pois é uma região super familiar e tranquila. Atualmente, a gente mora em um apartamento de 2 quartos e pagamos €2,126.25 de aluguel por mês. 

Sim, aluguel aqui é muito caro! Mas o que muita gente faz pra diminuir esses custos é dividir apartamento com outras pessoas. Isso é muito comum por aqui, inclusive, no primeiro ano fizemos isso.  

Então, não se desespere, por mais que seja tudo novidade e diferente, que pareça tudo difícil, sempre dá certo no final! Basta ter paciência e usar as estratégias certas pra conseguir o seu cantinho! 

Vou deixar aqui o vídeo que eu fiz para o canal do YouTube mostrando nosso apartamento e a região que a gente mora! 

Se tiver mais alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo! 

Um beijo e até o próximo post!

Cris. 

You may also like

Leave a Comment